quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Lanterna Verde – Sem super-poderes, mas com muito Rock’n’Roll


Batizar uma banda exige muita criatividade e pesquisa. O nome representa seu estilo, ideologia e até mesmo seus integrantes. Às vezes nem mesmo originalidade e muita criatividade podem livrar uma banda nova de ocasionais problemas autorais. Coincidências e semelhanças se não registradas, podem vir a dar dores de cabeça futuras, como o caso da banda “Dzap”, citado nessa mesma coluna algumas edições atrás. A banda de Araraquara perdeu seu primeiro nome sem muitas explicações para uma gravadora de Minas Gerais.
Recorrer ao “almanaque” das nossas memórias, garimpando nomes e referências de personagens de filmes, desenhos e seriados da TV, pode ser uma saída. Porém, tornam-se ainda mais evidentes os riscos de comparações, e a alusão nem sempre é bem vista pelos seus verdadeiros criadores.
Em alguns casos, acordos e licenças facilitam a “inspiração”. Atualmente o sucesso do filme “Harry Potter” criou uma verdadeira epidemia de bandas novas referentes ao filme. A mais famosa entre elas é a banda “Harry and the Potters”, formada em Massachussetts e devidamente licenciada.
No Brasil, o caso mais conhecido sobre problemas autorais é o da banda “Jota Quest”. Por não tomar os devidos cuidados a banda teve que se despedir do antigo
“J. Quest”, referência ao desenho animado, e continuar sua carreira com novo nome.
O curioso caso da banda “Charlie Brown Jr.” foge às regras. “Charlie Brown” não veio do personagem azarado dono do Snoopy, e sim, de um quiosque com o mesmo nome em uma praia onde Chorão sofreu um acidente de carro. Por se considerarem filhos de uma geração de bandas que admiravam, incluíram o “Jr.”.
Na região, bandas novas também fazem suas homenagens aos seus ídolos da TV, variando entre claras referências e incríveis coincidências. A banda nova “Sackshowbbob”, criada em 2001, em Pederneiras, é uma alusão ao personagem do desenho Os Simpsons. Precavidos, o nome da banda sofreu pequenas alterações ortográficas.
Já em São Carlos, a banda Lanterna Verde, formada em julho de 2004, jura não ter se inspirado no super-herói homônimo. Formado por Juan (guitarra e vocal),Celso (guitarra), Igor (baixo) e Marcelo (bateria), a origem em nada tem haver com o nome do personagem, ”após sairmos de um ensaio e prestes a apresentarmos nosso primeiro show, vimos em um luminoso a forte luz verde que originou o nome da banda” explica o baterista Lelo. Mesmo assim a semelhança começa a preocupar a banda Lanterna Verde que alcança relativa notoriedade na mídia.
Com dois CDs demos lançados desde o começo da banda, eles já apresentam varias composições próprias, entre elas a instrumental “Lanterna Verde” que leva o nome da banda, em seus show você também pode conferir covers do Rock’n’Roll como, Rolling Stones, Plebe Rude, Cazuza e Barão vermelho.
Entre seus prêmios e festivais destaque para a primeira edição do Festival E.E. onde conquistaram o segundo lugar, veja mais em http://www.lanternaverde.cjb.net/.
Com certeza, Lanterna Verde é mais uma banda que você vai querer escutar!
Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Nenhum comentário: