Toda banda nova é também original. Essa frase é muito mais que apenas uma afirmação, é o fio condutor para entender os variados estilos ecléticos que alguns artista se propõem a fazer no decorrer de suas carreiras. Fugindo da mesmice dos clássicos ou das invencionices e modinhas. Algumas bandas parecem não enxergar barreiras entre estilos. Bandas como Beatles ousaram muito mais do que se imaginam os fãs de seus clássicos, sons e ruídos inesperadamente eram inseridos entre suas grandes obras. Vide a faixa "Lucy in the Sky with Diamonds" que teria as iniciais "LSD", de um de seus LP’s. No decorrer dos anos as bandas inseriram na cena, músicas instrumentais muito longas e efeitos sonoros especiais. Talvez estas as maiores caracteristicas do estilo. A banda Devo de 1972 tambem parece ter bebido dessa fonte suas composições tematiza, com toques de humor surrealista via instrumentação minimalista e sintética. O som da banda influênciou tanto o new wave da época quanto os grupos de rock alternativo de hoje. Em Araraquara, no mês de Maio de 2006, em função de um festival chamado MACC (Mostra de Arte e Cultura do Campus) onde os participantes são, majoritariamente, estudantes da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, nasceu a banda Malditas Ovelhas e seu particular estilo. Formada por Bruno Almeida, Djalma Nery Neto, Eduardo Rodrigues, José Miguel, Yraê de Araújo; todos munidos de instrumentos como os clássicos guitarra-baixo-bateria, e, synth microkorg e percussões, alem dos inesperados ganzás, bloco sonoro, haxixi, tamborim, triângulo e etc...
Assim, seu estilo rompe títulos acrescentado maneiras diferentes de classificação, 'Instrumental', 'Experimental Psicodélico', 'Instrumental Alternativo', 'Rock Psicodélico Alternativo' e suas variantes. Suas referencias extrapolam ainda mais o cotidiano repertorio das bandas novas atuais, com covers de Nação Zumbi, Noel Rosa, e citações de surpreendentes trechos da sexta sinfonia de Beethoven.
Com um CD demo independente, gravado nos estúdios Octopus, e quatro músicas, todas disponíveis para download no MySpace www.myspace.com/malditasovelhas, e outros sites. Eles se aproveitam de sites como seu blog pessoal www.palcoprincipal.com/malditasovelhas e o badalado You Tube onde apresentam suas performances filmadas com câmera amadora. E se animam com a possibilidade de uma pareceria com o selo Amplitude, de São Paulo. Em seus shows eles apresentam um repertorio exclusivamente de músicas próprias, como 'Se é samba que eles querem', “que constitui uma sátira ao modismo do samba universi(o)tário, tão em voga ultimamente”- explica Djalma. Seu próximo show é dia 04 de Maio, as 20:00 horas, no Kruppa, em Araraquara.
Com certeza, Malditas Ovelhas é mais uma banda que você vai querer escutar! Os leitores e bandas interessadas entrem em contato com o site http://www.escutaessa.net/ ou podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.
Por: Nilo F. Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário