terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Sobressalto: Surpreendendo com o Rock’n’Roll.


Quando falamos em banda nova quase que imediatamente nos reportamos a um grupo de amigos. A amizade é quase sempre a origem de uma banda nova, aquela que ensaia na garagem e tem seus pais como seus primeiros fãs e seus vizinhos como seus primeiros críticos. Mas o que fazer quando a amizade já não é o mais importante entre os integrantes? O que parecia ser uma divertida cumplicidade, quase um pacto, acaba por dividir e desestruturar amizades e consequentemente a banda nova.
A banda blink 182 entrou em um processo suicida em fevereiro de 2005, aparentemente a causa do termino da banda é uma grande briga provocada inicialmente por Tom Delonge, o guitarrista teria saído por estar descontente com seus companheiros de banda. Com o passar do tempo Tom estreou sua nova banda Angels & Airwaves, enquanto seus companheiros, Travis e Mark também se refizeram e lançaram a banda Plus 44.
Ficaríamos horas citando exemplos iguais a estes, Pink floyd, Oásis, Guns N’ Roses entre tantos outros...
Mas atualmente no Brasil o grupo Ira chama a atenção como a mais nova banda a fazer parte desse time, a banda, uma legitima propulsora do Rock’n’roll nos anos 80 sofreu recentemente a conturbada e mal explicada saída de seu vocalista. A imprensa noticiou o fim da banda, e a situação tomou proporções ainda maiores com o vocalista Nasi protagonizando noticias como denuncias financeiras, brigas familiares e disputas de poder. Os outros integrantes rapidamente reafirmaram o compromisso de que a banda continuaria com ou sem Nasi. E até o fim dessa redação ainda não se tinha uma posição certa sobre o futuro da banda Ira. Em São Carlos a banda Sobressalto é formada por André Veltrone – Guitarra, Anderson Malimpensa (Geléia) – Vocal, Rafael Costa – Baixo e Wesley Nascimento – Bateria. Tem apenas dois meses e suas idas e vindas, acumulam experiências entre os integrantes e diferentes formações, fundada por André, ex guitarrista da banda Six Alive, a banda também passou suas conturbações mesmo que em menor escala, sem o glamour das capciosas noticias em jornais e revistas, mas com a mesma intensidade retratada pelo “scrapbook” de seus perfil no Orkut. Mesmo assim a banda parece se empenhar em restabelecer o padrão e seguir um estilo eclético no Rock’n’Roll sem deixar de fora em suas futuras apresentações cover como: AC/DC, Alice in chains, Rush, Red Hot Chilli Peppers, Plebe Rude, Creed, Legião Urbana, Pearl Jam. Preocupados com a divulgação a banda Sobressalto criou uma comunidade no site Orkut e em breve terá seu próprio site. Ainda prematura eles não acumularam nenhum material como CD ou DVD, porem planejam em breve a gravação de uma demo priorizando suas músicas próprias. Para sintetizar o estilo e reforçar o clima, eles citam a composição própria “O Troco” uma clara referencia a seus antigos companheiros, “O troco é uma música que foi muito trabalhada, e contém uma pegada e agressividade legal, trata-se de amizades falsas” revela André. Separadamente os integrantes já participaram de festivais e conquistaram vitória, seu próximo show é no dia 27 de Dezembro no evento “4X4 - Escuta Essa”. Com certeza, Sobressalto é mais uma banda que você vai querer escutar! Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Por: Nilo F. Pires

Nenhum comentário: