domingo, 6 de abril de 2008

Kripton: Os princípios do Rock’n’Roll


Para bandas novas, estilo, gênero e afins quase sempre é um problema, por se caracterizarem bandas “novas” esses músicos, por vezes, lutam contra as origens sem muito sucesso. É possível perceber a relutância em não se entregar a um estilo, e as arriscadas performances e criações em que se arriscam algumas bandas. Reinventar ou seguir formulas prontas nem sempre é uma boa idéia. Dilema para muitos para outros o exemplo vem das próprias referencias. No Har rock, gênero musical que teve grande sucesso durante as decadas de 70 80, o regresso aos princípios do rock and roll, na sua base mais primária, apoiado por uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e som ao máximo da sua potência, foi a resposta. Com estilo muito bem definido e suas referencias aplicadas com talento. Nesse estilo, bandas como KISS, Guns n' Roses e Van Halen dominaram a cena e seus álbuns representam o Hard Rock da melhor maneira possível.
Em São Carlos a banda Kripton formada por Danni (Vocal), Everton Ricci (Guitarra), Fabricio Massuti (Baixo) e P.J. Vieira (Bateria). Tocam o estilo desde Setembro de 2006. Com um CD demo e algumas músicas próprias, eles destacam a principal que se chama "Hard Forever". Em seus shows ainda é possível conferir clássicos como Skid Row, Motley Crue, Whitesnake, Poison, Van Halen, Mr. Big, Dio, Stellheart e AC/DC. Com experiência no palco eles já participaram de festivais e agora investem em divulgação como em comunidades no site de relacionamentos Orkut e sites como palcoprincipal.com, myspace.com), além do próprio site ainda em construção. Com certeza, Kripton é mais uma banda que você vai querer escutar! Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br ou ainda conferir novidades no site www.escutaessa.net.

Por: Nilo F. Pires

Pirofagia: Rock’n’Roll no melhor estilo Radio/Rock.


Bandas novas estão para Festivais como “solos” intermináveis para guitarristas, é bem esse o formato e atrações dos maiores festivais. Em agosto de 1969, o Festival de Música e Artes de Woodstock foi o mais importante festival de rock and roll de sua época, realizado em uma fazenda em Bethel, Nova Iorque. O Festival representou um marco no movimento de contracultura dos anos 60, prepulsor da era hippie. Mesmo com grandes nomes e renomes do mainstream os festivais de música sempre são predestinados a apresentar o novo e assim vieram outros festivais por todo o mundo como o Rock’in Rio, orgulho Brasileiro hoje em dia exportado, que além de tudo inovou ainda mais ao apresentar uma nova idéia de comunicação, impondo até então o titulo de maior festival de música do mundo, paralelo apenas ao anterior Woodstock. Hoje em dia o badaladissimo Coachela conhecido por ser um dos maiores festivais de música da california apresenta um “mix” entre bandas novas e até mesmo reconciliações de grandes bandas como no caso de Rage Against the Machine. Assim os festivais ganham cada vez mais o carinho das bandas novas seja por ser uma vitrine para elas mesmas ou por ao menos dar a oportunidade de ver de perto grandes bandas da cena. Em são Carlos as bandas novas tambem almejam entre show e gravações, por poder um dia se apresentar em um festival. A banda Pirofagia formada em meados de 2004 por Maycon Diego (Maykiu) na bateria; Danilo Peruzzi (Nillo) na guitarra; Rogerio Jeronimo (Rodjers) na guitarra e no vocal; e Bruno Caponi (Gonzo) no baixo. Acostumados em tocar covers como Tianastácia, Capital Inicial, Ultraje a Rigor, IRA! Confessam estar mais concentrados em suas próprias músicas. Entre elas “Engano” (composta por Rodjers) e “Mundo Real” (composta por Maykiu/Rodjers) “são duas das canções que tocaremos no festival” adianta Rodjers. Com um estilo Radio/Rock eles apostam em seu som e pela segunda vez arriscam a apresentação no festival Escuta Essa, na primeira tentativa infelizmente eles não passaram na pré-seleção. Esse ano foi diferente e eles parecem entusiasmados e orgulham se da música “Engano” que bem gravada em estúdio foi a responsável pela sua colocação no festival deste ano. Para conferir mais sobre a banda Pirofagia você pode encontra los no site de relacionamentos Orkut em sua comunidade própria e nos links www.flogao.com.br/bandapirofagia e pelo site www.myspace.com/pirofagia onde pode-se ouvir a música na íntegra. Novatos em festivais eles se apresentam amanha no festival Escuta Essa, no Kartódromo Municipal, juntamente com mais 16 bandas. Com certeza, Pirofagia é mais uma banda que você vai querer escutar! Os leitores e bandas interessadas entrem em contato com o site http://www.escutaessa.net/ ou podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Por: Nilo F. Pires

Barbante submarino : Rock'n'Roll até debaixo d'agua


O rock’n’roll é um dos estilos que mais acumulou sucessos e clássicos ao longo do tempo. Bdas como Led Zeppelin, The Doors e Pink Floyd são alguns exemplos de como as bandas daquela época se comportavam e lutavam pelos seus objetivos. Para se consagrar como clássicos antes eles passvam por uma pré-seleção natural causada pelas dificuldades que os músicos da época enfrentavam.Se para gravar um disco, o famoso LP, e ter suas composições na bolacha preta de 31 centimetros de diâmetro era preciso muito dinheiro, talento e sorte. Hoje em dia as coisas mudaram, o arquivo MP3 substitui todo o esforço. Enquanto as gravadoras praticamente semi falidas, perdem seu espaço para estúdios improvisados, às vezes com um único computador pessoal, dentro do quarto ou da garagem que antes abrigava os ensaios.Em São Carlos, a banda Barbante Submarino,formada em 2006, mas juntos desde de 2002, tem Rafael Senem (vocal), Edson Seneme (guitarra), Bruno Seneme (baixo) e Rafael Simões(bateria) como seus integrantes. Entre suas composições proprias destaque para "Seus Pecados" e "Vidas Secas" Ambas com uma pegada de Rock Progressivo. Divulgando seu som através da comunidade do orkut. m seus shows, você pode escutar Deep Purple Led Zeppelin Jethro Tull Black Sabbath, e Made in Brazil Jimi Hendrix Creedence. Seu maior projeto esse ano é a gravação de um CD ainda no primeiro semestre. Com ceteza, Barbante Submarino é mais uma banda que você vai querer escutar! entre no site http://www.escutaessa.net/ e confira as novidades ou nos envie um e mail para http://fmail-a.uol.com.br/cgi-bin/webmail?Act_V_Compo=1&mailto=escutaessa@bol.com.br&ID=IO4T1msfKgwToUND26dpx15jSvCr9eo1kEYT0Gcz&R_Folder=b3V0Ym94&msgID=205&Body=0
Por: Nilo F. Pires

Freon: Novos estilos do Rock ’n’ Roll


O rock ‘n Roll é um dos gêneros mais estilizados do momento, desde o inicio com o rei Elvis Presley até hoje, as bandas novas criaram e recriaram o estilo.
Inserido diretamente na cultura jovem, apesar de alguns rótulos para derivações do hardcore, o hardcore melódico se propoem a tratar de temas diversos abordando politica, assim como o hardcore original, mas na maioria das vezes seus assuntos citam casos de amor.
Exemplo disso é a banda capixaba Dead Fish, que já esta à 16 anos trilhando o seu caminho no underground nacional. Seu som elaborado, beira o entretenimento, porem suas mensagens atinge diretamente o seu publico, publico este que tambem varia tanto quando os estilos, guarda roupa diferenciado, padrões despadronizados de cortes de cabelo e suas girias.
Mesmos assim não devemos classificar bandas novas com rótulos, ou limita las á um único som.
Exemplos disso é o amadurecimento de bandas como Nofx, CPM 22 e Pennywise.
Em São Carlos a banda nova Freon mudou o nome e recomeçou sua estória no ano passado, mais especificamente no mês de fevereiro. A banda é formada por Leandro (vocal), Diego (guitarra e segunda voz), Jean (bateria), Paulo (baixo), Hiroshi (guitarra), toca um estilo hard core melódico. Com 14 músicas próprias eles divulgam seu estilo em seus shows além de tocar vários covers do mesmo gênero. A banda já elegeu a música preferida “além do céu”. Como toda banda nova eles não fogem a regra e divulgam suas músicas em comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7796862, Myspace http://www.myspace.com/semcolesterol, fotolog http://www.fotolog.com/banda_freon, e em seu próprio site http://www.bandafreon.ueuo.com/. Participantes do festival Escuta Essa, na sua primeira edição eles prometem repetir o desempenho se apresentando novamente no palco do Festival Escuta Essa, no dia 30 de Março. Mas antes se apresentam dia 29 do mesmo mês em Ribeirão Preto. Com certeza, Freon é mais uma banda que você vai querer escutar! Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br ou ainda conferir novidades no site www.escutaessa.net.

Por: Nilo F. Pires