quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Fake Illusion: O Hardcore do Rock’n’Roll


Bandas novas tem que tocar sucessos radiofônicos. Com certeza essa não é uma verdade pelo que vimos ao longo dessa coluna. Dos estilos mais variados, chama a atenção a preferência pelo menos popular, claro que sempre mantendo o estilo Rock’n’Roll em composições próprias ou referencias de outras bandas.
O Estilo Hardcore com certeza esta entre eles, desenvolvido através do punk a variação de estilo é extrema, original e radical. Podemos considerar o ano de 1978 como o “ano zero” foi assim que uma série de bandas, em particular nas cidades costeiras do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, em geral formada por adolescentes suburbanos formaram uma “nova” cena punk. Entre elas podemos citar Bad Brains uma influente banda americana de hardcore punk e reggae, considerados os pioneiros do Hardcore. Originalmente formada com influências de jazz fusion, Bad Brains desenvolveu um som muito mais rápido e intenso e musicalmente mais complexo e extremos que os seus contemporâneos. Na atualidade a banda Dead Fish enfrenta a estrada desde o inicio dos anos 90. Os capixabas da cena Underground começam a ter mais notoriedade e sucesso com quatro discos e inúmeras demos. E desse jeito despretensioso, as bandas de Hardcore impulsionam o estilo de forma cada vez mais abrangente.
Em São Carlos a banda Fake Illusion teve inicio em 2003 e já passou por varias formações que serviu para amadurecer o seu estilo, formada por Leonardo (Vocalista),Rodrigo (Guitarra e Voz), Fernando (Guitarra), Patrison (Baixo e Voz) e Fabricio (Bateria). Eles seguem o estilo e disponibilizam suas musicas na internet totalmente de graça, apresentando sua Demo intitulada “Dúvidas, Críticas e Sugestões”.
Em seus shows eles tocam cover como Blind Pigs, Cólera, Matanza, Pennywise, Misfits, Ramones e Dance of Days, no entanto Rodrigo explica - “Hoje em dia só trabalhamos com músicas próprias, não tocamos mais covers”. A opção é outra clara característica do meio Underground. Entre suas composições, destaque para Torre de Marfim, um hardcore melódico meio desesperado, definição da própria banda.
Como toda banda nova de hoje em dia eles também tem uma comunidade no site de relacionamentos Orkut, além de uma pagina no site Trama Virtual, com suas musicas para download: tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=61259.
Vencedores do “festival de bandas” da extinta Fabrica do Som, eles já abriram show para bandas como Garage Fuzz, Rancore, Rudeness e Distúrbio Mental. Confira seu próximo show no dia 02 de Dezembro no Armazém Bar. Com certeza, Fake Illusion é mais uma banda que você vai querer escutar! Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Por: Nilo F. Pires

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Kaotica: Rock’n’ Roll em busca de Sucesso.


Bandas novas podem até negar, mas o sucesso lhes atrai, jovens músicos ou veteranos de estrada, todos almejam sair da garagem e emplacar o seu grande sucesso.
Ouvir em couro suas musicas na platéia de seus shows, exibir seu clip’s na MTV e principalmente tocar exaustivamente nas rádios é com certeza o futuro incerto que toda banda nova espera alcançar. Para isso bandas novas trabalham suas letras e musicas, arriscam pequenas apresentações e fazem questão de divulgar tudo, aos quatro cantos. E com certeza o Rock’n’Roll é mesmo o melhor sinônimo de sucesso no mundo da música, adorados por muitos e odiado por outros, a polemica que esse estilo traz é a garantia de sucesso de muitos rockstars.
A banda britânica Led zeppelin é célebre pela sua inovação e influência, além de ter sido uma das mais populares na década de 70. e ter em sua formação nomes como Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant. Para se ter uma idéia do sucesso dessa banda, ao planejar o seu retorno para o próximo dia 26 na “Arena O2” em Londres, a noticia de que os convites poderiam ser comprados pelo site, congestionou o site em 80 mil usuarios por minutos, em uma impressionante reação de seus fãs em todo o mundo que disputavam um dos 14.500 ingressos.
Mais comtemporaneos, mas nem por isso menos famosos, o grupo Arctic Monkeys, que mesmo sem ter integrantes com nomes expressivos no mundo do Rock, conquistou seu sucesso apartir de compatilhamento de arquivos. Com um perfil da banda no site MySpace criado sem que os próprios membros estivessem cientes. O sucesso chegou e graças a essa divulgação viral pela grande rede, logo não apenas os amigos, mas centenas de pessoas cantavam todas as letras em seus shows.
Em Ibaté a banda nova Kaotica tambem busca o sucesso e reconhecimento pelo seu trabalho, formada em Maio de 2005, por Elias Taveira (Vocais, violão), Danilo Cutiji (Bateria, percussão, back vocais), Gilmar Nishiara (Guitarra, violão), Douglas Milanez (baixo, back vocais); esses músicos de Ibaté, São Carlos e Araraquara integram a banda nova Kaotica. Com um estilo Pop/Rock a banda apresenta em seus shows sucessos radiofonicos e covers como Cazuza, Paralamas, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Foo Fighters, Pearl Jam e Red Hot Chili Peppers, além é claro de suas próprias composições como as musicas Em busca da terra do nunca (O Jardim Secreto) que mistura uma melodia pop com uma linha de guitarra bastante distorcida e uma letra que mistura poesia e mundos imaginários, e Sem Fronteiras (Contra coisas impossíveis) uma balada forte que flerta com o acoustic rock americano e uma letra passando uma mensagem positiva para a vida. Dessa maneira eles se sentem dispostos a percorrer a estrada das bandas novas e preparam o primeiro CD, alem de já disponibilizar algum material através da página da banda. “Também estamos gravando um clipe que está em fase de pré-produção” – explica Elias. Outro diferencial da banda é que em seus shows eles não se preocupam apenas com o repertorio que irão tocar, mas com toda a produção divulgando cartazes e panfletos, na internet também usam sites como o Orkut e a pagina da banda no site www.purevolume.com/kaotica.
A banda que já participou do Festival "Escuta Essa" ficando em quarto lugar, preparam se para tocar no próximo mês em outro evento do E.E. no dia 27 de Dezembro no San Patrick Pub, e em seguida no dia 29 de Dezembro em um evento do clube da empresa Electrolux. Com certeza, Kaotica é mais uma banda que você vai querer escutar! Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Por: Nilo F. Pires

Black Limousine: Autentico Rock’n’Roll


Ao formar uma banda nova procura se reunir integrantes que sejam bons músicos no intuito de serem os melhores. Esquecendo se de que essa procura pelos “melhores” pode acabar por reunir pessoas muito diferentes. Hoje em dia é comum perceber a discrepância entre integrantes de uma banda nova e nesse caso as discordâncias não se limitam a opiniões sobre musica, a técnica perfeita nem sempre é o bastante. Preocupados em inovar e redescobrir o Rock’n’Roll produtoras, gravadoras e até mesmo programas de TV apostam suas fichas nessa empreitada iniciando um verdadeiro quebra cabeça de estilos. Se por um lado essa necessidade de inovar pode ser benéfico e enriquecer a cena musical, trazendo diferentes perspectivas, por outro essa seleção nada natural, corre o risco de desestruturar ideais que há tempos impulsionam bandas de sucesso. Duas das mais famosas bandas dos anos 1960, Beatles e Rolling Stones, até então novas, beberam dessa fonte e inspiração através do seu ideal, mesmo que por vezes utópico para sua época. Sempre tendo como base a cumplicidade e identidade entre os integrantes, eles causaram sucessos transcritos em suas musicas em uma versão mais psicodélica e pueril dos “anos incríveis”. The Beatles reuniu bem mais que quatro amigos de Liverpool, causando impacto não apenas sobre a música, mas também influenciando as vestimentas, os cortes de cabelo e a forma de ser dos jovens daquela geração.
A banda Rolling Stones uma das mais conhecida do rock mundial, permanece até hoje unida. Em sua longa carreira os Stones enfrentaram todos os grandes clichês do gênero, desde recepções efusivas da crítica até problemas com drogas. Mas com certeza oque garantiu a essas grandes bandas um entrondoso sucesso, foi sua perfeita sincronia comtemporanea e ritmica e não os devaneios em apostar em algo improvavel só por ter selo de “novo”.
Em São Carlos a banda Black Limousine sabe bem disso e segue a cartilha do velho e bom Rock’n’Roll, formada em Abril de 2006, a banda reuni os musicos, Thiago Emanuel Ferreira (vocal e Guitarra), Matheus Augusto Ferreira (vocal e telcado), Rafael Sgobbe (bateria e back vocal) e lucas Miguel Botelho (vocal e contra-baixo).
Ainda sem CD demo, eles pretendem produzir um CD para a apresentação do seu trabalho no próximo ano. Em seus planos tambem estão a conclusão de suas composições próprias, aonde eles não devem abandonar o estilo da banda, “nossa idéia, quando começarmos a trabalhar com músicas próprias, é deixá-las com estilo anos 50 e 60” – explica Thiago. Em seus shows a banda nova Black Limousine exibe com talento covers como, Chuck Berry, Chubby Checker, Creedence Clearwater Revival, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Roy Orbison, The Mamas and The Papas entre outros. Para divulgar suas apresentações eles aproveitam os recursos do site de relacionamento Orkut, com a comunidade da banda e os perfis dos músicos. A recente formação não impediu a banda de já ter tocado no encerramento do show da banda Made in Brazil, além de participar da festa comemorativa do Dia Mundial do Rock em Itirapina, interior de São Paulo e a abertura de outros shows. Em Dezembro você vai poder conferir a agenda da banda nova Black Limousine em algum grande evento. Com certeza, Black Limousine é mais uma banda que você vai querer escutar!
Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Por: Nilo F. Pires

sábado, 10 de novembro de 2007

Som Tomé Groove Band: Diversidade no Rock ’n’ Roll


Quando falamos de bandas novas com certeza devemos deixar o preconceito de lado. O assunto que poderia ser repetitivo surpreende ao apresentar uma enorme exibição de estilos e referencias. A necessidade de inovar e as varias experiências rítmicas provoca uma ebulição cultural e enriquecimento nas suas composições.
Entre as bandas que usam essas influencias podemos falar de Farofa Carioca, criada em 1990 o grupo musical tem uma combinação de ritmos que vai do rock, pop, rap até o samba e o funk. Além disso, alguns músicos também ultrapassaram o estilo Rock’n’roll de ser, suas composições são repletas de referencias a consciência social, como é o caso de Stevie Wonder. O musico é considerado um dos mais inovadores e influentes cantores/compositores de seu tempo. Foi também um dos mais bem sucedidos artistas da gravadora Motown, respeitada no mainstream. Em São Carlos quem segue a linha é a banda Som Tomé Groove Band, formada em 11 de setembro de 2006, por Wagner Chiba (vocal), Caio Matricardi (bateria), Samuel Pontes (teclado/piano), Heltom Cassiano (Guitarra) e Rafael Morillas ( Baixo). Eles surpreendem com composições próprias não se comprometendo apenas com o Rock. Soul, groove, samba rock e afins, são alguns do estilos que exibem em seus shows, com tanta inovação eles utilizam se de um curioso DVD release para melhor explicar seu estilo. Preocupados em apresentar algo profissional e com pouco tempo, eles ainda não tem CD, mas pretendem entrar em estúdio no próximo ano. Atualmente eles priorizam os shows que apresentam em São Carlos e região, “as composições próprias tem ficado em segundo plano. Os covers ainda são muito mais aceitos pelo publico Groove Desce Ladeira é uma delas” revela Wagner Chiba. E cover é oque não falta entre eles estão Djavan, Gilberto Gil, Earth Wind and Fire, Jorge Bem, Farofa Carioca, KC and Sunchine Band e Tim Maia. Esse resgate de estilos garantem um show extrovertido e contagiante, para divulgar esses shows a banda nova Som Tomé Groove Band conta com as comunidades nos sites de relacionamento My Space e Orkut, e aguardam um site próprio que esta em construção. Na sua agenda seu próximo show é no dia 01 de Dezembro, em Presidente Prudente interior de São Paulo no SESC, mas você vai poder conferir a banda nova em breve pois a sempre convites em São Carlos, ou em festas universitárias como UFSCAR ou USP. Com certeza, Som Tomé Groove Band é mais uma banda que você vai querer escutar!Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Por: Nilo F. Pires

Fenícia: A voz feminina do Rock ’n' Roll


Na busca de sucesso bandas novas apostam em apresentar, alem de talento, ousadia e muita novidade. Na estória do Rock’n’Roll sinônimo de ousadia e novidade pode ser muita coisa, porem é inegável que as mulheres encabeçam essa lista. Talvez a primeira delas tenha sido Janis Lyn Joplin. A cantora lançou quatro álbuns, desde 1967 até o lançamento póstumo em 1971. Cantando blues, folk e influenciada pelo rock, passou por varios grupos como Big Brother & The Holding Company, Kozmic blues Band e Full Tilt Boogie Band. Sua atitude rebelde e o gosto por bedidas de alcool e drogas, chegou a ser mais importante para ela do que cantar, arruinando sua saúde. Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. No Brasil Rita Lee, entre 1966 e 1972 foi, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, integrante da banda Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão. A cantora gravou seis discos com a banda e foi casada com o companheiro de banda, Arnaldo. Logo após Rita foi expulsa dos Mutantes pois seus companheiros achavam que ela não tinha mais o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo novo interesse da banda. Depois disso Rita Lee formou as bandas Glam rock, As Cilibrinas do Éden e a banda Rita Lee e Tutti-frutti. Com Roberto de Carvalho ela inicia uma parceria musical/amorosa de sucesso, que segue até os dias atuais. Atualmente há musas do rock como a inglesa Amy Winehouse e a badalada banda Juliette and the licks. Até mesmo em nossa coluna já citamos a banda Plano Proximo que tem como vocalista a cantora Carol. Em Descalvado a banda Fenícia esta na estrada desde de 2005, formada por Ninne vocal, Teuzinho Rocks (guitarra), Lucas Eduardo (baixo) e Julio Prates (bateria), Ninne é o exemplo de ousadia e competência no vocal feminino, após cantar em outras bandas ela parece ter descoberto com seus atuais companheiros o seu verdadeiro estilo, assim eles apresentam um som repleto de referências do rock, fugindo dos rótulos. Toda essa mistura pode ser conferida em seu primeiro CD, entre as 10 faixas, eles ressaltam a musica de trabalho “14 palavras”, “essa musica mostra o lado mais “cru” da banda, aliás estilo que pretendemos seguir” explica Teuzinho. As musicas são compostas por Ninne e Teuzinho, com crédito para o compositor Fabrício Muller. Em seus shows apresentam covers como Rage Against The Machine, Raimundos, Papa Roach e Incubus. Como toda banda nova Fenícia, também se aventura em Festivais como foi o caso de "Escuta Essa e CAASO" onde conseguiram o terceiro lugar entre 21 bandas e o prêmio de melhor mp3 por votação na internet com a música "14 Palavras" outro festival que participaram foi o "Festival de Bandas Independentes da TV Rock", realizado no renomado Blackmore Rock Bar. Para conferir as próximas novidades da banda visite o site http://www.bandafenicia.com.br/ ou veja mais na comunidade criada no site de relacionamentos Orkut. O próximo show da banda nova Fenícia, é no palco do Pub Rock Beer em Araçatuba, no dia 01 de Novembro, ou ainda em Mococa na Cachaçaria no dia 10 do mesmo mês. Com certeza, Fenícia é mais uma banda que você vai querer escutar!
Os leitores e bandas interessadas em entrar em contato com o Escuta Essa, podem enviar e-mail para escutaessa@bol.com.br.

Por: Nilo F. Pires